parte está feita

e faltam...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

48

48. Fazer planeamento contabilístico, registar todas as compras e controlar os gastos, fazendo actualizações mensais durante 1 ano

A folha de cálculo já estava feita antes do início do projecto 101 em 1001.

Em 22/Maio/2009 fiz o registo de gastos do ano de 2009 e a previsão de gastos para o mês de Maio (situação financeira «perigosa»; objectivos a seguir por ordem de prioridade «redução de custos fixos e desendividamento»). No final a situação verificou-se «extremamente perigosa» (com mais gastos que rendimentos), sendo que agora os objectivos a seguir são: redução do estilo de vida, redução dos custos fixos e aumento do rendimento.

A situação manteve-se em Junho...

Em Julho conseguimos «melhorá-la» para «muito perigosa» (ainda assim, havia que «reajustar o estilo de vida e reduzir os custos fixos»).

Fomos de férias e ficámos a roçar novamente o limiar da situação «extremamente perigosa», mas uma (enorme) ajuda da minha mãe permitiu-nos ficar apenas numa «perigosa» (quase «muito perigosa», ainda com necessidade de redução de custos fixos, mas tornando já possível abrir caminho ao desendividamento) situação. Tudo parecia ter melhorado em Agosto.

Mas em Setembro, com a escola e a proximidade do aniversário do A.nº2 (já para não falar do meu baixo rendimento em tempo de férias e do atraso no pagamento do A.-mor), voltamos ao mesmo: «extremamente perigosa».

Outubro, nem se fala! Aniversário do pequenote (bolos, presentes e ofertas para os amiguinhos), consultas várias (seis, no total), exames e tratamentos trouxeram ênfase ao «extremamente» mais do que até aqui algum dia acontecera.

0 comentários: